top of page

Alterações de comportamento na escola: Fique de olho!


É indiscutível como qualquer pai ou mãe conhece cada detalhe no comportamento dos seus filhos. Quais brincadeiras mais gostam, como se socializam com outras crianças e em especial como se comportam no ambiente escolar.

No entanto, muitas vezes a correria com o trabalho e falta de tempo, dificultam nossa percepção para esses comportamentos e limitam nossa atuação diante de qualquer alteração prejudicial. É exatamente quando o comportamento na escola muda, quando a desmotivação aparente aumenta e as notas caem , quando as confusões em sala de aula começam a acontecer e os bilhetes dos professores passam a chegar em casa, que o “alerta de pais” é acionado.

Mas, quais sinais perceber?

Crianças que dispersam facilmente da aula, apresentam comportamento agressivo e participam pouco das atividades, quando não diagnosticadas de forma adequada por um profissional como o psicopedagogo, tendem a ter esses comportamentos cada vez mais agravados e frequentes.

Dificuldades na soletração de palavras, escrita ilegível, impulsividade, lentidão de aprendizagem, falta de memória ou de concentração nas aulas, são sintomas importantes de serem percebidos a tempo pela escola. Notando essas alterações, por exemplo, nos deveres de casa, os pais também podem se antecipar e buscar ajuda profissional.

Quanto antes essas dificuldades forem identificadas, mais eficaz se tornará o rendimento escolar das crianças e adolescentes. Além do mais, a vivência no espaço de aprendizagem - tão importante para eles - passará a ser mais agradável e sustentável, tornando os jovens estudantes cada vez mais confiantes e pais cada vez mais felizes e tranquilos com o desenvolvimento e sucesso de seus filhos.

Destaque
Útimas Matérias
Arquivo
Assuntos
Nenhum tag.
Curta Nossa Página
  • Facebook Basic Square
bottom of page