top of page

Ansiedade positiva e negativa

Saiba identificar quando a ansiedade ajuda ou prejudica no seu dia-a-dia.

É comum e benéfico sentir ansiedade, o problema é quando ultrapassa o nível da ansiedade controlada e passa a sofrer prejuízos.

Ansiedade positiva e saudável é aquela em que estimula o indivíduo a entrar em ação e a esperar por um resultado ou resposta com entusiasmo, mas sem sofrimento, como por exemplo se foi aprovado na entrevista de emprego, quando espera aquela pessoa especial que conheceu entrar em contato, quando se prepara com antecedência para fazer um prova, vestibular, entre outras.

Ansiedade negativa e patológica é aquela que sai do controle, que causa sofrimento físico (ex: sudorese, tremedeira, taquicardia) e psíquico (ex: agonia, aflição, angústia).

Na ansiedade negativa, a pessoa passa a ter vários pensamentos persistentes, pode ter insônia, perturbações causadas pelas incertezas, as reações do corpo se tornam excessivas e a pessoa passa a ficar apreensiva com o que pode acontecer no futuro, principalmente passa a pensar no que pode dar errado, perdendo o foco do momento presente.

O tipo de tratamento da ansiedade vai depender do nível de estresse que a pessoa estiver vivenciando, podendo ser somente com psicoterapia ou em casos muito elevados também poderá ser associado a um tratamento medicamentoso, ainda que esse segundo seja temporário.

Destaque
Útimas Matérias
Arquivo
Assuntos
Nenhum tag.
Curta Nossa Página
  • Facebook Basic Square
bottom of page